ComunicaçãoSocial / Notícias locais da empresa / Declaração dos valores de emissões de vibração das ferramentas

Declaração dos valores de emissões de vibração das ferramentas

2010-04-12

De acordo com uma nova Directiva de Máquinas da União Europeia, 2006/42/CE, que entrou em vigor no final de 2009, os fabricantes de ferramentas que comercializam os seus produtos na Europa devem estar preparados para "declarar o valor total de vibração” na documentação que acompanha cada ferramenta. Na prática, isto significa medir a emissão de vibração nos três eixos e não apenas num, como era efectuado anteriormente.

Documentação e literatura actualizadas

emissão de vibração e ruído para ferramentas eléctricas

A Atlas Copco tem um laboratório devidamente equipado para a medição de emissões de ruído e vibração de ferramentas.

Em todas as novas ferramentas recentemente desenvolvidas pela Atlas Copco, foram efectuadas medições de emissão de vibração quer num só eixo, quer nos três eixos.
Contudo, de forma cumprir com a nova legislação, a Atlas Copco efectuou também medições nos três eixos em todas as ferramentas da sua gama, tendo actualizado a documentação e literatura técnica relevante.

Revisão das normas de vibração

Foi também necessário rever todas as normas de emissão de vibração. Lars Skogsberg, Director do Grupo de Ergonomia de Produtos da divisão Atlas Copco Tools, é também o delegado do Grupo de Trabalho ISO responsável pela revisão das normas para ferramentas não-eléctricas: “De forma poder colocar o símbolo CE nas nossa ferramentas, é necessário respeitar a directiva. É possível que haja alguma confusão. Os clientes tendem a escolher a ferramenta com a declaração mais baixa de valor de vibração e os novos valores são, normalmente, mais elevados que os anteriores. Uma vez que não há qualquer forma de comparar os valores, é importante saber a que norma estes se referem. Esta explicação encontra-se disponível no nosso Web site.”

Para mais informações e transferências, visite www.atlascopco.com/tools/ergonomics

A área de negócios Técnica Industrial da Atlas Copco desenvolve, fabrica e comercializa ferramentas eléctricas industriais, sistemas de montagem, produtos pós-venda, software e presta assistência. Inova para uma produtividade sustentável em aplicações na indústria automóvel e aeroespacial, no fabrico e manutenção industriais gerais e na assistência a veículos em todo o mundo. As principais unidades de desenvolvimento e fabrico de produtos estão localizadas na Suécia, China, França, Hungria e Japão. Pode encontrar mais informações em www.atlascopco.com.